A Torre de Tóquio é um dos mais famosos pontos turísticos de Tóquio. Foi erguida em 1958 e tem exatos 333 metros de altura, treze metros a mais que a Torre Eiffel, na qual foi inspirada. Sua latitude é de 35.658 Norte, e sua longitude é de 139.745 Leste.
Construída em 1958, a torre movimenta uma das principais fontes da receita de turismo de Tóquio e mais de 150 milhões de pessoas têm a visitado desde a sua abertura. A torre funciona como uma estrutura de apoio para uma antena. Inicialmente prevista para sinais televisivos, antenas de rádio foram instaladas em 1961 e agora a torre é usada para transmitir sinais de rádio e televisão juntos.
Dentre as empresas que transmitem sinais através da torre, estão as japonesas NHK, TBS e Fuji TV.
A altura atual da Torre de Tóquio não é suficiente para transmitir sinais de televisão digital, embora empresas japonesas tenham planejado instalar o recurso digital na torre. A mais alta torre de radiodifusão digital conhecida como Tokyo Sky Tree que foi concluída no dia 29 de fevereiro de 2012 com 634 metros de altura.
As duas principais fontes de renda da Torre de Tóquio são a locação da antena e o turismo. Ela funciona como uma estrutura de suporte à antena de transmissão de rádio e televisão e é um ponto turístico que sedia algumas diferentes atrações. Mais de 150 milhões de pessoas visitaram a torre desde sua abertura no final de 1958. A visitação à torre gradativamente diminuiu até ter chegado aos 2,3 milhões em 2000. Desde então, a frequência tem aumentado, e recentemente tem atraído aproximadamente 3 milhões de visitantes por ano. A primeira área na qual os turistas chegam é a FootTown, um edifício de 4 andares localizado diretamente abaixo da torre. Neste lugar, os visitantes podem comer, comprar e visitar alguns museus e galerias. Elevadores que partem do primeiro andar da FootTown podem ser usados para alcançar a primeira das duas plataformas de observação, o Observatório Principal de dois andares. Pelo preço de outra entrada, os visitantes podem embarcar em um outro conjunto de elevadores no segundo andar do Observatório Principal para alcançar a plataforma de observação final - O Observatório Especial.
Localizada na base da torre está um edifício de 4 andares conhecido como FootTown. O primeiro andar inclui uma galeria de aquário, um salão de recepção, um restaurante com capacidade para 400 pessoas, uma loja de conveniência da FamilyMart e uma loja de lembranças. As principais atrações desse andar, no entanto, são os três elevadores que vão direto para o Observatório Principal. O segundo andar é ocupado principalmente por uma área de comida e compras. Além dos cinco restaurantes, a praça de alimentação do segundo andar consiste de quatro restaurantes, incluindo um McDonald's e um Pizza-La.
Os terceiro e quarto andares da FootTown sedia algumas atrações turísticas. No terceiro andar localiza-se o Museu do Guinness World Records de Tóquio, um museu com alguams figuras em tamanho real, painéis de foto e recordações que descrevem registros interessantes que foram autenticados pelo Guinness Book. O Museu de Cerca da Torre de Tóquio, aberto em 1970, exibe esculturas de cera importadas de Londres, onde foram feitas. As figuras à mostra variam de ícones da cultura popular, como The Beatles, a figuras históricas como Jesus Cristo. Uma galeria de hologramas chamada Galeria DeLux, um lounge e algumas lojas especializadas também se localizam neste andar. A Tokyo Tower's Trick Art Gallery está localizada no quarto e último andar do edifício. Essa galeria exibe ilusões de ótica, incluindo pinturas e objetos com os quais os visitantes podem interagir.
Em cima do edifício do Foot Town encontra-se um pequeno parque de diversões que contém alguns brinquedos pequenos e sedia performances ao vivo para as crianças. Nos fins de semana e feriados, os visitantes podem usar o terraço para acessar as escadas externas da torre. Com aproximadamente 660 degraus, a escada é uma alternativa para os elevadores da torre e leva diretamente ao Observatório Principal.
A Torre de Tóquio ainda possui duas plataformas de observação - O Observatório Principal e o Observatório Especial. Ambos oferecem uma visão de 360 graus de Tóquio e, em dias ensolarados, o Monte Fuji pode ser visto ao sul. O Observatório Principal de dois andares, localizado a 145 metros, fornece aos visitantes uma visão de Tóquio e guarda algumas atrações. O primeiro andar sedia um pequeno café e um pequeno palco que é usado para apresentações de música ao vivo. Também localizadas neste andar estão as "duas janelas de visão para baixo" que permitem aos visitantes permanecer acima de uma pequena janela e olhar para o chão a 145 metros de altura. O segundo andar (a 150 metros) possui uma pequena loja de lembranças e um santuário xintoísta, o santuário mais alto dos bairros de Tóquio. Os elevadores que levam ao Observatório Especial também se localizam neste andar. Partindo desses elevadores, os visitantes podem alcançar o Observatório Especial. Um observatório pequeno, circular e completamente fechado localiza-se a 250 metros de altura.
A Tokyo Tower atualmente tem um site (inglês/japonês) para orientar os turistas que querem visitar a torre. Lá eles colocam informações como horários, eventos, lojas e etc. e tem até informações de altura, distância de determinado lugar e muitas outras coisas relacionada a este ponto turístico que não deixa de ser um dos maiores símbolos da capital do Japão. Se ficou curioso para ver o site clique AQUI.
Então, era isso que eu queria mostrar para vocês sobre a Tokyo Tower. Agora fiquem com algumas imagens!
Obs. Imagens retiradas do Google